No decorrer dos últimos anos, o blockchain e as finanças formaram uma parceria útil e impactante, não apenas para quem lida com análise de dados, mas também para gestores que buscam assertividade nas transações financeiras.
O que desperta interesse é sua arquitetura descentralizada, altamente segura e imutável que garante um ambiente seguro para instituições financeiras e investidores.
Nesse conteúdo, queremos que você conheça as vantagens, benefícios e o impacto que o blockchain tem causado no setor financeiro. Incluindo as aplicações prática, desafios e oportunidades.
Queremos que você compreenda as tendências do uso do blockchain nas finanças e o que o futuro promete para o setor.
Dentre as possibilidades do blockchain, podemos dizer que ele é capaz de redefinir completamente a forma com que o setor opera e para isso, há pontos que ressaltam esse destaque:
Um dos pontos de maior vantagem do blockchain é sua capacidade de manter a segurança e a transparência em suas transações financeiras. Muito diferente dos sistemas convencionais, onde as operações são registradas em um único banco, no processo com o blockchain há uma descentralização de informações.
Cada transação é registrada em um bloco de dados e vinculada de forma criptografada, ou seja, há as mesmas informações de blocos anteriores de forma segura e contínua.
Com total transparência, é possível verificar todos os participantes da rede, reduzindo e muito o risco de fraudes. E mais, com a criptografia torna-se impossível corromper ou alterar dados.
Reduzir, de forma eficiente, os processos são outra vantagem do blockchain nas finanças. Sem a necessidade de vários intermediários, como acontece em transações normais.
Fazendo uso do blockchain, é possível reduzir e muito esses intermediários, automatizando processos e criando protocolos inteligentes. Isso não reduz apenas os custos operacionais, mas também acelera o processamento de transações.
Os impactos de seu uso, realmente, são transformadores, mas como entender tais aplicabilidades? Isso que veremos agora.
Já temos a ciência de que o blockchain tem aplicações eficientes, de transparência e de acessibilidade, mas quais delas, realmente, saltam aos olhos?
Quando pensamos em contratos inteligentes implementados através do blockchain, falamos sobre os acordos automatizados nesse tipo de acordo. Ao utilizar protocolos executáveis, a assinatura e validação torna-se algo muito mais rápido.
Pensando que, todos os tipos de transações precisam de aprovações de intermediários, o blockchain já faria isso de forma instantânea, assegurando todas as etapas do processo.
Isso é uma revolução nas transações financeiras.
A tokenização de ativos é outra aplicação do blockchain que merece destaque. Ativos no geral como, imóveis, obras de arte e commodities podem ser representados por tokens e divididos por uma ampla gama de investidores, tudo de forma rápida.
Desse modo, ficará muito mais simples diversificar o portfólio com segurança e eficiência.
Apesar das inúmeras vantagens, aplicar blockchain nas finanças também demanda desafios.
A aplicação do blockchain também demanda seus desafios e é preciso estar ciente deles.
O ambiente regulatório ainda é o maior desafio apresentado pela implementação do blockchain. Mesmo em constante evolução, as autoridades ainda precisam entender essa tecnologia e regulamentar sua utilização.
Hoje, ainda, encontramos cenários divergentes e muitas dúvidas sobre o assunto. É necessário o avanço das leis existentes para garantir que a entrada do blockchain seja mais aceita no segmento financeiro.
A falta de clareza em sua regulação tem sido o ponto de barreira para seu uso em escala. E, ao mesmo tempo, uma regulação sensata e equilibrada é o que esperamos que seja feito em pouco tempo.
Integração entre os sistemas também é um grande desafio nesse setor. A maioria das instituições financeiras operam em plataformas antigas e complexas, onde o blockchain não se aplica.
Seria necessária uma atualização para que tais restrições não fossem um problema. No entanto, estamos pedindo uma mudança cultural muito grande, que demandaria aceitação de stakeholders do setor financeiro. Superar isso é um desafio que exige tempo.
O que podemos concluir é que as oportunidades do blockchain estão avançando todos os dias. Dependemos de aprovações mais direcionadas para que tal utilização seja mais aceitável, porém estamos no caminho. Para entender melhor sobre os indicadores financeiros e como ter uma visão geral de sua aplicação, nosso treinamento de indicadores financeiros é completo e irá auxiliar.
A exigência da inclusão de reclamatórias trabalhistas no eSocial transforma a rotina do departamento de…
No cenário empresarial atual, a redução de custos é essencial para a competitividade e a…
A Análise DuPont é uma técnica financeira essencial que revela os principais fatores que influenciam…
A estruturação do processo de compras influencia diretamente a eficiência e a gestão de recursos.…
Você sabe como alinhar compras com o planejamento financeiro? Esse conhecimento é fundamental para a…
A tesouraria é um setor que costuma ser subestimado, mas suas rotinas são essenciais para…