Área Financeira: 6 dicas para um planejamento de carreira eficaz
Carreira

Área Financeira: 6 dicas para um planejamento de carreira eficaz

Escrito por BCN Treinamentos

Um planejamento de carreira eficaz é indispensável para quem busca conseguir uma estrutura profissional sólida na área financeira. Por meio dele fica muito mais fácil crescer e se qualificar. Assim, você conseguirá se destacar como um bom gestor, além de conquistar autoridade e reputação entre os colegas.

O planejamento norteará suas ações em curto e longo prazo, garantindo maior possibilidade de crescimento profissional e certificando sua realização pessoal nesse aspecto.

Continue a leitura e veja 7 dicas imperdíveis para planejar ações futuras e conquistar seus objetivos!

A importância de um planejamento de carreira

Além do que citamos acima, é importante que o profissional da área de finanças tenha consciência de que o mercado está cada vez mais exigente, buscando pessoas que estejam alinhadas com as novidades e tendências, com conhecimentos específicos e qualificados.

Há uma dificuldade muito grande em encontrar pessoas com esse perfil, seja no aspecto profissional, seja com características comportamentais como resiliência, proatividade e inteligência emocional para lidar com as dificuldades do dia a dia.

Portanto, torna-se importante ter preparo para essa nova demanda, conseguindo atender os anseios das empresas recrutadoras, bem como exercer suas atividades de maneira mais eficiente.

Além disso, é essencial estar preparado para as transformações do mercado, principalmente devido à retomada do crescimento financeiro. As empresas demandam profissionais que estejam aptos para os novos cenários, a fim de potencializar os resultados futuros.

Atualmente há uma demanda muito forte por profissionais das seguintes áreas dentro do setor financeiro:

  • foco em projetos e investimentos;
  • relações com o investidor;
  • fusões e aquisições.

Portanto, se você não domina esses temas, é essencial começar a planejar sua carreira desde já, se preparando para o cenário futuro, a fim de conquistar oportunidades mais prósperas, crescimento profissional e se destacar no mercado.

Dicas para um planejamento de carreira eficaz

Como se adequar às tendências do cenário financeiro e conseguir atender aos anseios do mercado e dos contratantes? Isso é possível por meio de um planejamento de carreira realmente eficiente. Continue a leitura e veja como se preparar para o novo cenário da área financeira.

1. Aprenda a lidar com a pressão

O setor financeiro sempre foi conhecido por trabalhar constantemente com alta pressão. Dados e informações voláteis, mudanças no cenário econômico, novas tendências, novas legislações, tudo isso interfere no dia a dia de quem é profissional do setor.

E a tendência é que esse cenário se potencialize com a retomada do crescimento econômico, simultaneamente com o alto volume de dados gerados todos os dias e que precisam ser analisados de forma segura e eficiente.

Um bom profissional da área de finanças deve se preparar para lidar com a pressão constante, sem se deixar abater, mantendo a inteligência emocional diante das dificuldades e resolvendo problemas de forma racional.

2. Tenha um perfil de liderança e conciliador

Para crescer na carreira, é importante ser um bom líder. E até quem acredite que não se adéqua a esse perfil pode aprender a desenvolver competências de liderança por meio do desenvolvimento pessoal.

Para se tornar um bom gestor financeiro, é preciso saber conduzir as equipes para bons resultados, a fim de que tenham confiança no seu discernimento, capacidade de realizar um bom trabalho e de realizar suas tarefas de forma tranquila e eficiente.

Porém, é importante saber que um bom líder na área de gestão financeira é também um bom conciliador. Esse perfil é importante não só com seus colaboradores, mas igualmente com os investidores, diretores, entre outros personagens que interferem diretamente no setor financeiro.

É preciso, muitas vezes, ter capacidade de persuasão e jogo de cintura simultaneamente. E se quer conquistar sua promoção, deve desenvolver essas duas competências a longo prazo.

3. Saiba lidar com flexibilidade

Mãos de ferro não auxiliam em nada, principalmente com tendências cada vez mais de dinamismo não só do mercado, mas das próprias formas de trabalho. Um bom gestor financeiro deve lidar com flexibilidade de maneira eficiente em seus mais diferentes níveis.

Ele é capaz de liderar colaboradores que estejam realizando trabalho remoto, seja de forma temporária (por exemplo, durante uma viagem para captação de investidores e realizando as funções do escritório à distância), ou de forma permanente (modalide home office).

Por isso é importante se adaptar a essa realidade: quem não sabe lidar de forma flexível no dia a dia ficará para trás. Assim, é essencial saber lidar com o dinamismo do mercado financeiro e aprender a utilizar ferramentas de flexibilização do trabalho.

4. Aprenda a ser multitarefa

Outro ponto comum em todas as áreas, mas que no setor financeiro é cada vez mais essencial, é a necessidade de aprender a ser multitarefa. A velocidade das informações aumentou, com isso, não é mais possível manter o mesmo ritmo de trabalho de 10 anos atrás, por exemplo.

Os gestores precisam saber analisar dados, coletar, gerenciar equipes, responder diretores, resolver problemas, entrar em contato com investidores, isso tudo muitas vezes quase que de forma simultânea.

Assim, é importante desenvolver essa competência. Mas é preciso realizar isso de forma objetiva, pois muitas pessoas acreditam desenvolverem a habilidade de serem multitasking, mas na verdade comprometem todas as atividades que realizam simultaneamente, diminuindo a qualidade de todas.

Esse problema, no setor financeiro, pode ser prejudicial, já que é uma área estratégica para toda organização e qualquer tipo de problema com qualidade poderá colocar em xeque a rentabilidade do negócio e prejudicar seu nome como profissional.

5. Saiba trabalhar com equipes mais enxutas com a mesma qualidade

Uma tendência da área financeira é a redução de equipes do departamento financeiro como forma de otimização de custos. Um bom gestor nessa área saberá trabalhar com a mesma qualidade, mesmo com menos colaboradores.

Portanto, invista no conhecimento de tecnologias e plataformas de automação, que ajudarão a potencializar as tarefas operacionais e garantir maior eficiência nas atividades, sem sobrecarregar seus funcionários e sem perder produtividade.

6. Desenvolva competências técnicas concernentes à área de finanças

E um dos pontos mais importantes para um bom planejamento de carreira para os próximos anos é: dedique-se a aprender sobre as principais tendências. Como falamos, com a retomada do crescimento econômico, alguns setores são mais demandados e há certa dificuldade em recrutar especialistas nessas áreas.

Assim, acompanhe as novas informações e conhecimentos sobre aquisições e fusões, projetos, relações com investidores e garanta que estará pronto para assumir cargos que necessitam dessa expertise.

7. Mantenha-se atualizado 

Para crescer e se tornar um profissional diferenciado, é necessário estar atualizado. Não só sobre os pontos que citamos que serão tendência na área financeira nos próximos anos, mas também sobre gestão de tesouraria, controladoria, ferramentas de matemática financeira, gestão estratégica, gestão de indicadores financeiros, entre outros.

Para isso, é preciso ficar atento aos cursos específicos da área de finanças e contabilidade e potencializar seu currículo para ser um profissional diferenciado e que atenda às expectativas do mercado.

Fazer um planejamento de carreira eficaz é essencial para conseguir traçar a sua caminhada em direção aos objetivos de forma sólida e eficiente. Ao final do tempo decidido, você conseguirá chegar aonde queria e estará mais realizado e feliz.

Quer mais dicas para impulsionar sua carreira na área financeira? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This