Gestão Financeira

Analista financeiro: por que investir em qualificação?

Você já parou para refletir sobre a importância de ter um analista financeiro qualificado na equipe da sua empresa? Afinal, uma gestão empresarial sólida e eficiente é a chave do sucesso de qualquer negócio.

À medida que a companhia ganha a confiança dos consumidores e garante uma posição de destaque no mercado, a equipe precisa aprender a lidar com as dificuldades que começam a surgir. E essa não é uma tarefa fácil, mas é dela que depende o sucesso da organização.

Por isso, é cada vez mais fundamental contar com profissionais capacitados em auxiliar na gestão. E uma das melhores formas de conseguir isso — para driblar os problemas e manter as finanças de um negócio em ordem — é investir na qualificação do analista financeiro da companhia.

Quer saber quais vantagens esse tipo de investimento pode trazer? Continue lendo o post!

Quais são as principais habilidades de um analista financeiro?

Como já vimos em outros posts aqui no blog, um analista financeiro deve conseguir analisar os dados referentes às finanças da empresa. Ou seja, ele tem a responsabilidade de administrar as movimentações financeiras.

Por isso, é fundamental que ele tenha algumas habilidades específicas para que a empresa seja bem-sucedida no mercado e não passe por problemas constantes. Entre elas podemos citar:

  • conhecimento em contabilidade financeira;
  • entendimento do mercado de capitais;
  • capacidade de analisar e projetar;
  • habilidade de avaliar e elaborar modelagens financeiras;
  • competência para identificar as oportunidades de investimentos ao fazer uma análise de demonstrativos financeiros;
  • boa capacidade de comunicação e um bom relacionamento com o cliente.

Infelizmente, aprender essas habilidades hoje não garante que o profissional as tenha amanhã. Sabe o motivo disso? O mercado muda constantemente e, por isso, é necessário estar atualizado para saber como lidar com as novidades. Uma das formas de fazer isso é investir na educação continuada.

Quais são as vantagens da educação continuada nas empresas?

As pessoas envolvidas na gestão da empresa devem se manter constantemente atualizadas sobre as inovações que surgem no mercado. Caso contrário, seus funcionários podem ter dificuldade para lidar com situações que poderiam ser facilmente resolvidas.

Isso vale para qualquer aspecto do negócio: pode ser o lançamento de uma nova tecnologia ou a atualização de uma lei, por exemplo. Como, porém, esse processo de educação continuada pode beneficiar a empresa na prática?

Veja, a seguir, cinco vantagens que podem ser percebidas ao implementar essa mentalidade na companhia.

Otimização da gestão financeira da empresa como um todo

A educação continuada ajuda a manter os analistas financeiros atualizados com as melhores práticas, tecnologias e tendências de mercado. Essas, por sua vez, são fundamentais para otimizar a gestão financeira da empresa como um todo. Por outro lado, analistas desatualizados podem cometer erros que vão acabar resultando em uma empresa financeiramente defasada. 

Por isso, a cada dia torna-se mais importante uma corporação investir em cursos que garantam a qualificação desse profissional e, consequentemente, o sucesso da empresa.

Controle racional de gastos

Conseguir fazer o controle racional dos gastos da organização é uma das tarefas mais importantes para um analista financeiro. Você sabe por que? A resposta é mais simples do que muitos podem imaginar: é essencial ter consciência dos gastos e planejar as ações para ser capaz de determinar o futuro da empresa.

Por meio da educação contínua os analistas financeiros conseguirão identificar as prioridades na geração de lucros e isso vai resultar em uma empresa mais produtiva.

À medida que a empresa investir em cursos para os analistas financeiros eles terão o conhecimento técnico necessário para fazer boas projeções, seu pensamento será alinhado com as inovações do mercado e eles ainda conseguirão obter bons resultados e confiança para executar as atividades que o cargo exige.

Redução da inadimplência da empresa

A inadimplência é um problema grave, mas nem sempre resulta apenas de problemas dos clientes. A falta de organização dos processos internos pode contribuir muito para isso. Por meio de um programa contínuo de treinamento, que resulte na otimização de gestão e padronização de processos, é mais fácil manter o controle desse problema.

Afinal, para conseguir driblá-lo, é necessário contar com analistas financeiros qualificados que conheçam a política de crédito da empresa e consigam coloca-la em prática, tornando a empresa cada vez mais eficiente.

Cumprimento das obrigações tributárias em dia

Para um analista financeiro, manter-se atualizado com o mercado significa também se manter em dia com toda a legislação que envolve as atividades da empresa. A legislação tende a sofrer mudanças de tempos em tempos e isso faz que as exigências feitas às empresas também mudem.

Para garantir que a corporação não fique ultrapassada ou até mesmo deixe de seguir a lei, não há nada melhor do que investir na educação continuada dos seus analistas financeiros. Por meio de treinamento constante eles conseguirão compreender e aplicar prontamente tudo o que a lei determina, mesmo diante de mudanças recorrentes.

Ampliação das áreas de atuação

A análise financeira de uma empresa inclui todos os seus setores e recursos. E isso exige conhecimento geral sobre o negócio por parte dos analistas financeiros. Um bom programa de treinamento para esse profissional pode resultar em insights valiosos para a expansão das atividades da empresa, a partir da exploração de oportunidades pouco conhecidas ou tendências emergentes.

Assim, os analistas financeiros terão menos dificuldade de ampliar a visão que têm do negócio, conseguirão visualizar as diferentes fases que a corporação tem dentro de um projeto e, como resultado disso, vão aumentar a eficiência com que executam seu trabalho. Em outras palavras, por meio da educação continuada, esses especialistas podem expandir suas áreas de atuação profissional.

Depois de conhecer as vantagens que a educação continuada dos analistas financeiros traz para a empresa, fica claro que implementá-la beneficia o negócio. Afinal, a qualidade das informações que um profissional capacitado consegue levantar é muito maior e faz toda a diferença nas tomadas de decisões estratégicas.

Gostou de conhecer as vantagens de investir na qualificação do analista financeiro? Quer saber quais opções podem ser adotadas na sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e teremos prazer em ajudá-lo!

Compartilhar
BCN Treinamentos

Posts Recentes

Blockchain e finanças: como essa tecnologia está mudando o setor

No decorrer dos últimos anos, o blockchain e as finanças formaram uma parceria útil e…

3 dias atrás

O Papel da Análise Preditiva na Previsão de Fluxos de Caixa

Com o avanço das tecnologias, as empresas estão investindo, cada vez mais, em estratégias para…

3 dias atrás

Estratégias eficazes para melhorar a liquidez financeira de sua empresa

A gestão eficaz das finanças de uma empresa é essencial para garantir que ela se…

6 dias atrás

Como a Inteligência Artificial está transformando a gestão financeira nas empresas

Com a velocidade dos negócios mudando de forma constante e a necessidade de otimização alcançando…

1 semana atrás

Time Blocking: ferramenta essencial para produtividade

A quantidade de informações que recebemos hoje e tarefas diárias pode tornar desafiador manter um…

4 meses atrás

Como ser mais eficaz com a tríade do tempo

Já experimentou aquela sensação de estar inundado por uma lista interminável de tarefas e obrigações,…

5 meses atrás